IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Atendimento: 49 . 3323 9000
Siga-nos:

INFORMATIVOS Neurologia

Neurologista IOSC alerta sobre a Esclerose Múltipla



A Esclerose Múltipla é uma doença auto imune, inflamatória, desmielinizante e crônica do sistema nervoso central e atinge principalmente mulheres na faixa etária jovem, entre os 15 e 45 anos.

A princípio, trata-se de um processo auto imune no qual o organismo da pessoa produz auto anticorpos contra uma proteína presente em todo o sistema nervoso central: a Mielina - e dessa forma manifesta sinais e sintomas decorrentes dessa fisiopatologia tais como perda de força, alterações visuais, alteração do equilíbrio, alteração da sensibilidade e formigamentos até quadro gerais e sistêmicos como fadiga, cefaleia e dificuldade no raciocínio, cognição e memória. 

Atualmente, sabemos que a doença atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo só no Brasil cerca de 35 mil casos, o que resulta em 15 casos/ 100mil habitantes aproximadamente. O diagnostico nem sempre é fácil, mas é preciso a expertise do neurologista associado à clínica do paciente e exames laboratoriais e de imagem. 

Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento é prontamente iniciado com imunossupressores já que os sintomas comprometem e muito a qualidade funcional na vida do paciente. Importante falar que, muitas vezes esses pacientes se sentem desamparados, sozinhos e com medo do diagnostico, da doença e do tratamento por isso, os grupos de apoio e as associações exercem papel fundamental no suporte desses pacientes afim de aderir seu tratamento e continuar sua vida o mais próximo da normalidade possível. Dessa forma, por mais que a doença em si seja um desafio, ela jamais pode ser encarada como terminalidade. 
 
Dia 30 de Maio é o Dia Mundial da Esclerose Multipla

Fonte: Artigo escrito por Dra Deborah Martins - Neurologista CRM 24946/ RQE 16914





ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924, Ed. Santa Maria
Chapecó / SC
89812-211

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

ATENDIMENTO
Segunda à sexta:
Das 07h30 às 19h
Sem intervalo de almoço