IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Atendimento: 49 . 3323 9000
Siga-nos:

INFORMATIVOS Pediatria

Imunização: a importância de manter as vacinas em dia



O Dia Nacional da Imunização é lembrado neste dia 09 de Junho. Diante do atual cenário de pandemia — ainda sem a tão aguardada vacina que protege contra o novo coronavírus —  a data serve como um lembrete para que a população mantenha a vacinação de rotina em dia, para evitar o surto de doenças já controladas no país. 

Conforme Informações publicadas pelo Noticiário (Estado de Minas): a Organização Mundial de Saúde (OMS), alerta que a interrupção na vacinação, mesmo que por um breve período, pode aumentar a probabilidade de surtos e o número de indivíduos suscetíveis à doenças como sarampo, meningite, pneumonia e coqueluche. 

Exemplo disso foi o avanço de casos no Brasil, de uma doença considerada controlada no país, o sarampo. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Mas um recuo nas taxas de imunização da população reabriu as portas para a enfermidade e o país perdeu o título no ínicio do ano passado.  

“Com a pandemia da Covid-19, estamos acompanhando novamente uma queda na vacinação e isso é preocupante. A imunização de rotina é considerada um serviço essencial e deve ser mantida, seguindo os protocolos de segurança, de distanciamento social e de higiene. Se abandonarmos a vacinação nesse período, as consequências podem ser surtos de doenças imunopreveníveis, aumento de morbidade e mortalidade e um crescimento da demanda nos hospitais”, alertam médicos pediatras. 

Imunização pediátrica

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o não comparecimento de crianças aos postos e clínicas de vacinação para atualização da caderneta de vacinação, pode impactar nas coberturas vacinais e colocar a saúde de todos em risco.

De acordo com a pediatra do IOSC Hospital Dia, Dra. Kaline Filippi Chiella (CRM: 17840 / RQE: 16081), é importante ressaltar a prevenção. "Em se tratando de saúde, é muito mais importante prevenirmos as doenças do que depois termos de tratá-las, e é nesse âmbito que a vacinação funciona protegendo não só quem realiza a vacina mas também toda população pela erradicação de várias doenças. Um exemplo claro recente de que deixar de se vacinar pode prejudicar o outro, foi o retorno de alguns casos de Sarampo que há tanto tempo não eram vistos! As vacinas podem sim ter reações adversas, assim como qualquer outra substância, mas em geral, os benefícios são muito melhores do que os riscos! Mantenha seu calendário vacinal em dia! Se proteja e proteja os seus queridos", completa a Dra. 

O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Confira o Calendário de Vacinação, no link abaixo. 

Imunização de adolescentes e adultos 

Um ponto preocupante é que os adolescentes e adultos são os principais portadores da bactéria causadora da meningite meningocócica e podem transmití-la para outras pessoas através da saliva e partículas respiratórias, sem necessariamente desenvolver a doença.

Clique aqui e conheça o IOSC Vacinas. 
Tenha acesso aos Calendários de Vacinação. 
 

Fonte: IOSC Hospital Dia - Com informações AMB







ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924, Ed. Santa Maria
Chapecó / SC
89812-211

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

ATENDIMENTO
Segunda à sexta:
Das 07h30 às 19h
Sem intervalo de almoço